quinta-feira, 12 de junho de 2008

PERSONALIDADES IV --VOVÔ ZÉ ROSINHA(UMA JÓIA EM MINHA VIDA)

Hoje, dia dos namorados, seria o aniversário de 103 anos do meu avô. E eu estou sempre me lembrando dele. Uma figura única! Uma fé tão forte quanto ele! No seu jeito rústico havia sempre um quê de sensibilidade; no seu jeito caipira havia sempre gestos de um nobre; no seu jeito simples havia sempre uma sapiência com que se aprender. Tenho muitas saudades das nossas conversas...
Quando estava pra fazer a primeira comunhão, ele me deu uma medalhinha da Santa Rita de Cássia. Uns vinte anos depois, lembrando desta data escrevi este poema capiau:

UMA JÓIA NA MINHA VIDA

Sô di famía grandi:
Avô, avó, tius i primus.
I sempri jurguei importanti
Ficá cercada dessis mimus.

I nu mei di tanta criança
Si dividia a atenção.
Mai num fartava festança
Pra alegrá meu coração!

Mai, um dia, qui ternura!
Era linda a medainha!
Vovô mi deu com doçura
Uma piquena santinha!

"É procê guardá respeitu
I cum muita devoção.
É um presenti du vovô
Pela prumêra cumunhão!"

Mai no mei di tanta infância
A santinha si perdeu!
I nem memo o vovô
Sôbe comu mi dueu!

Mai num perdi a magia
Daqueli doci momentu
Qui mi deu tanta alegria
I um grandi incantamentu!

Purqui aquilu foi tão bão!
Qui eu pensava só anssim:
Nu meiu di tantus netu
Vovô foi alembrá di mim!

Thais Rosa Bustamante

Nenhum comentário: