domingo, 16 de novembro de 2008

OUTRA PRO VOVÔ

No encosto do sofá, sentadinha,
assistindo à TV Tupi,
fazia mil penteados
em sua cabeleira já branquinha!
Quanto tempo ja vai aí!
E naquela pouca idade,
eu nem me importava
se isso o irritava.
Hoje sei que lhe agradava o cafuné,
pois entendo agora o que ele é:
Por fora, bem valentão,
que não disfarça o coração.
Este sim, bonachão!
Que nada nega a ninguém,
mesmo que não tenha também!
Com as travessuras dos netos,
não era lá paciente,
e, às vezes, ameaçava
passar a cinta na gente.
Mas era só ameaça!
No fundo, fazia era graça:
"- Pera, tu! Se cair ainda apanha!
Mas, nós, sabendo da manha,
estávamos sempre naquela horta,
fazendo a maior bagunça
bem em frente à sua porta!
E nas férias?
Quando acordávamos tarde?
Era aquele alvoroço!
E ele, bravo, falava:
"- Às 10 horas, nesta idade,
já tinha cumidu trêis armoço"!
Quanto tempo!
Mas, nesta distância que nos impomos,
Vejo o quão próximos somos
e o sinto tão presente,
sempre influente!
Fecho os olhos para vê-lo melhor
e mesmo que eu me esforce
não consigo vê-lo só!
Ao seu lado sempre vem
a figura da vovó:
tão forte e tão meiga!
Que dupla mais bem feita!
Será que ela é perfeita?
Se tem defeitos, não os vejo!
E o que eu mais desejo
é que caminhem sempre assim,
lado a lado,
sendo o grande elo dessa nossa engrenagem,
que gira com força e coragem!
Aquela importante peça,
que, às vezes, enrosca, tropeça,
mas nos motiva a vencer...
momentos difíceis, de tristeza...
mas de dignidade e beleza!
Como as nossas montanhas azuis, infindas...
Não são seus altos e baixos
que as fazem assim tão lindas?

Thais Rosa Bustamante- 12/06/1995 Quando ele fez 90 anos, logo depois da partida "fora du cumbinadu" da nossa querida tia Mainha

3 comentários:

Daniel Rosa disse...

Pois é... descrição perfeita...
eu, na qualidade de mais novo, os pitos também vinham da Tia Anita. O canal era a Globo, mas o veinho era o mesmo. os biliscos e cosquinhas, eram os mesmos. A horta, com aquela mangueira gigante... era a mesma... a família, em fim, sempre será a mesma! "né mêmo"?!

beijo!!! Dani

Thais Rosa Bustamante Miranda disse...

Ok,ok!! Pode me chamar de velha! Eu não me ofendo!Mas você esqueceu da jabuticabeira que ele cuidava com tanto zelo e dava cada baita jabuticaba docinha!! E dos pé de cana que ele cortava em gominhos e distribuía pra netaidada!! Ô tempo bão!!!Ô saudade boa!!!

Teísa disse...

Eu sou do meio, mais nova que a Thais e mais velha que o Dani (pode comemorar viu Dan?) Mas vocês não falaram daquela mão que parecia de aço de tão forte. Nunca vi mão como aquela, ele ia chegando perto com aquele "alicate formado e a gente já ia encolhendo.
Bjs e mais bjs