segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

CARNAVAL

Tá chegando mais um! E eu que sempre fui uma foliona de primeira, faz tempo que não participo de nada carnavalesco. Não querendo ser saudosista, mas já sendo(como diz o Jô Soares), não consegui me adaptar a esse carnaval de Pedralva, todo importado, globalizado,sem nada que o identifique como seu. Na década de 80, quando fazíamos nossos próprios carnavais,com os blocos desfilando, competindo pra valer, querendo cada qual fazer o seu melhor numa rivalidade sem fim, era o máximo!! Fazíamos de tudo para conseguir ganhar a taça!Até pirraça! Mas tudo apropriado para nossa previsível imaturidade da época! Mas nos divertíamos muito! Até mesmo no mês que antecedia o carnaval em que ficávamos enfurnados na "sede" do bloco bolando tudo o que ía pro desfile! Quem não se lembra daquelas ferrenhas competições? E quem ganhava com tudo isso era o carnaval de Pedralva!Eram todos os pedralvenses! Estávamos até criando fama nos municípios adjacentes!
Agora já não acho tanta graça...Estarei velha?
Escrevi sobre as sensações que tive depois de um carnaval de rua tão impessoal...

PEDRALVENSE AUSENTE

Não fosse a Matriz imponente
Não fosse o Jardim cativante
Não fosse o Clube atraente
Diria-me um visitante.

Não fosse o cenário tão íntimo
Não fosse o Escadão fraternal
Não fosse o Casão tão amigo
Seria um excluído social.

Não fosse, no ar, a fragrância,
Da atmosfera sentimental
Não fossem os amigos de infância
Diria...nem era um carnaval...

Não fossem as casas tão cúmplices...
Não fossem as ruas tão minhas...
Não fossem aqueles quintais...

Thais-26/02/2004

Nenhum comentário: