quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

40 RAZÕES PARA NÃO TER FILHOS!!!

Não se espantem! Mas este é o título do livro de uma francesa,Corine Maier, que está fazendo sucesso na Europa,"o primeiro mundo"!
Ela cita motivos nada generosos como: um filho custa muito caro; só desaponta os pais; é um fardo que temos que carregar para toda vida e por aí vai...
Não sei por quais situações passou esta senhora em sua vida para ter tal opinião. Mas, no mínimo, ela foi corajosa em difundí-la.Ou seria uma estratégia de venda?
Eu, uma reles tupiniquim do terceiro mundo, tenho a minha opinião própria.
Ai, ai!! Vamos lá!"La chatonilda"!!
Quando pretendemos ter um filho, devemos nos preparar. Preparar o corpo, adquirindo bons hábitos alimentares, parando de fumar, abolindo a cervejinha do final de semana, fazendo um exerciciozinho regularmente. Cuidar do organismo! Deixá-lo limpinho para a vinda do neném! Devemos também preparar a mente: lendo e se informando sobre como educar uma criança, saber das características psicológicas de cada faixa etária desde pequenininho! E preparar o espírito! Há que se ter generosidade, disposição e amor. Muito amor para doar! E não cobrar! Este vai retornar naturalmente, espontaneamente.E se não retorna é porque houve algo intranqüilo no caminho.
Para se ter filhos deve-se ter vocação! Deve-se querer muito e saber que será para toda vida! E o pai também tem que querer ser pai para sempre mesmo que a relação a dois não dê certo mais tarde.
Não é toda mulher que tem instinto maternal! E estas não devem mesmo ter filhos.
Li numa entrevista da Folha que esta autora francesa, ao ser questionada sobre a opinião de seus dois filhos adolescentes sobre seu livro, respondeu que eles o acharam comum.
Eu perguntaria: - O quê será que eles sentiram ao lerem este livro? Não deve ter sido nada bom! E fardo deve ser o quê essas crianças carregaram a vida toda tendo essa senhora como mãe! Suas palavras devem ter doído mais do que qualquer surra!Um peso árduo para se carregar!
Como diz o nosso sábio Dr. Içami Tiba, quem ama educa! E a educação se aplica continuamente no cotidiano, conhecendo seus filhos, atenta a mudanças, orientando e dando exemplos! E isto, nenhuma escola pode dar!
Não é bajular nem mimar!
Não é comprar e gastar!
Não é só despejar um monte de regras na cabeça das crianças!
É muito mais!
Devemos nos informar para sermos bons educadores e não apenas os provedores! Ser mãe não é só amamentar, trocar fraldas, dar banho...
Isto a gente tira de letra!
O mais complicado é começar a conhecer aquele serzinho lindo, que se manifesta com ruídos, grunhidos, sorrisos e choro! E haja choro! Mas, por incrível que pareça, a gente consegue decifrar cada som que eles lançam ao nosso coração! É uma interação completa e que não há o quê desfaça depois, mesmo quando eles se tornam adolescentes e,às vezes, pareça que eles não estejam nem aí com a gente!
E nós os vemos crescendo e se desenvolvendo! Como se diz nos livros de medicina: um ser bio-psico-social.
E nós ali, sempre de olho, observando as mudanças, ensinando, corrigindo, estimulando. Atentos ao que os faz felizes!
É difícil fazer uma criança entender que quando digo não, estou amando muito mais do que quando digo sim. Ela só vai entender isto mais tarde. Mas vale a pena!
Há tanta informação que chega aos ouvidos de uma criança muito antes dela estar preparada psiquicamente para recebê-las! Devemos estar atentos! Atentos para perceber, compreender e orientar! Até que sintamos que já estão prontos, fortes emocionalmente.
E com amor tudo vai se ajustando!
E é um sopro de felicidade que não tem preço, quando um deles vem e diz:
- Mamãe, eu "pexijo" de "voxê"!!
Piegas? Parecendo propaganda de cartão de crédito?
Pode ser...mas esta autora francesa vendedora de livros do primeiro mundo não deve saber o quê é isso...
Quem quer ser mãe deve saber ANTES, que a partir do momento em que decidiu isto, a prioridade será dos filhos. E isto significa que, às vezes, eles serão deixados aparentemente em segundo plano.
Complicado, não?
Informar-se é importante!!
E amor! Muito amor!

PS.: Até que eu achei bonito o que eu escrevi. Mas não é mérito meu.
É que eu tenho uma mãe e um pai MAIÚSCULOS!!!!
E até hoje, aos 47 anos, ainda ouço: cuidado com isso, cuidado com aquilo!
E ainda quero ouvir por muito tempo...
Coisa que eu reclamava quando era adolescente...

Thais Rosa Bustamante-23/11/2007

" É na auto-estima que reside a felicidade de um filho!"
"É sobre a auto-estima que repousa a alma, e nesta paz que reside a felicidade."
"Os 10 elementos da auto-estima: amor; carinho; respeito; tolerância; solidariedade; cidadania;exigir dos filhos: reciprocidade; disciplina; religiosidade; reforçar a ética e a preservação da Terra."
Dr. Içami Tiba

4 comentários:

Dilma disse...

Linda a sua opinião Thais!
Mostra para a Francesa que ela tinha mais de 40 razões para não escrever tar livro.
Comungo com voce.
Um beijão e um abraço forte!
Dilma.

Unknown disse...

Querida Thaís....
Só para completar seu pensamento gostaria de deixar aqui umas palavras de um grande escritor, que pra mim traduz o que é ser pai e mãe nesse nosso século tão conturbado. Ví aí:

"Nada posso lhe oferecer que não exista em você mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo além daquele que há em sua própria alma. Nada posso lhe dar, a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu a ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo." Hermann Hesse. Lindo não? Beijos e parabéns pelo seu blog...Ana Cristina

Thais Rosa Bustamante Miranda disse...

Queridas Dilma e Ana Cristina.Obrigada!Li Herman Hesse há uns 20 anos:O lobo da estepe.E adorei!
Beijinhos.
Thais.

Luciana disse...

Tem gente que não sabe ser feliz. Só de ver os rostinhos das crianças, de sentir elas se deitanto no nosso peito, já vale a pena. Até nas horas de briga é divertido. O abraço vem mais caloroso depois.Bjs.Hernani.