domingo, 11 de novembro de 2007

FILHOS ADOLESCENTES!!!

Tento me colocar no lugar deles quando ficam "esquisitos" .Chego a sentir saudades deles mesmo estando tão presentes. E fico lembrando de como eu era nesta mesma idade. Adolescência! Rebeldia sem causa! Em casa, né? Porque com as pessoas de fora sempre muito educada, simpática e meiga. Mas, bastava por os pés dentro de casa e a paciência evaporava!
Eram perguntas demais para uma pobre adolescente como eu! E as respostas, monossilábicas, saíam como um grunhido entre os dentes. Mamãe se queixava...e hoje eu a entendo e peço perdão.Te amo, mamãe!!!
Achava que todos estavam contra mim qualquer que fosse a discussão. E haja dicussão! Imaginem um monte de Bustamante junto e os Rosa(italianos mais espanhóis mais portugueses e não sei mais o quê!)!
Quando começava a gozação eu explodia! Gritava! Saía batendo o pé, as portas e o que viesse pela frente! Era mesmo de pavio curto!
Uma vez, entornei um copo de leite em cima da minha irmã! Motivo: iria ter um baile em Pedralva e eu pedi pra mamãe fazer uma roupa nova. Nisso, a Nelma entra na cozinha e diz:
- Não, senhora! Eu pedi primeiro e não vai dar tempo da mamãe fazer duas roupas!
- Mas as roupas que eu tenho não servem!
E ela, do alto da sua elegante magreza, disparou:
- Quem mandou ficar balofa!!!
...SCHILATE!!!!!!!Foi leite pra todo lado!
Mamãe se desesperava!
- Mas o que que está acontecendo com essas meninas???
Ficamos dois dias sem nos falar. Ferviam sentimentos opostos: a raiva do momento e o arrependimento de fazer coisas inimagináveis e justo com quem você ama. E eu dava o braço a torcer? Que nada!!
Tínhamos algumas obrigações. A minha era de arrumar a cozinha do almoço. Mas eu tinha todo o tempo do mundo! Uma tarde, quando me dei conta, o papai chegou do trabalho pra jantar e me pegou no flagra ainda com "os trem" em cima da pia. Foi uma bronca memorável! E ele me advertiu para que isso não acontecesse mais!
Outra tarde longa e a buzina do carro toca no portão. Minha Nossinhora!! Tô perdida!! Ah!!Idéia!! Juntei tudo e enfiei tudibaidapia(tradução: tudo debaixo da pia)! Genial!! Mas a alegria durou pouco! Logo fui descoberta! E outra bronca daquelas! E eu me sentia a criatura mais injustiçada deste mundo! Entrava no quarto, qual cena de novela mexicana, me debruçava sobre o travesseiro e chorava feito bezerra desmamada e escrevia tudo no diário! Ninguém me entendia mesmo! Só minhas amigas...e que estavam longe...a 30 quilômetros de distância pois nesta fase eu já morava em Itajubá e punha defeito em todo mundo que eu conhecia! Agora, eu leio estas mesmas páginas testemunhas do meu enorme sofrer e...caio na gargalhada!!
Hoje estou no papel de mãe de 2 adolescentes e vejo como é difícil acompanhar tantas mudanças! Pois, há um tempinho atrás, nós os pais éramos tudo pra eles! Mais que super-heróis! Era mamãe pra lá...mamãe pra cá...Agora é só pra lá...Questionam tudo!
Ainda bem que,recentemente, fiz um curso de atualização em pediatria, e tive aulas com a Dra Maria Ignês Saito, uma hebeatra de renome em São Paulo e que abomina o termo "aborrescente".E isto tudo que descrevi de mim mesma faz parte da chamada "Síndrome da adolescência normal". Chique, Não?
Portanto, mamães de adolescentes, não se apavorem tanto! Vocês não deixaram de ser amadas por seus filhos! Este comportamanto faz parte dessa transição pela qual todos nós passamos e todos têm uma historinha pra contar.E nós, pais, temos que fazer a nossa parte que é amar, compreender, orientar, impor limites e dialogar,dialogar e dialogar!!Mesmo que pareça que eles não estão nos ouvindo. Devemos bater sempre naquela tecla que julgamos importante mesmo que de vez em quando ela dê uma desafinada! Mas não podemos ser indiferentes nunca!!
Acho lindo este trecho do livro do doutor Içami Tiba:..."eu só tenho 13 anos. Sou um púbere "despindo" a infância mas ainda sem saber que "roupas" usar. O que mais detesto é quando vocês se metem na minha vida para dizerem o que devo "vestir", o que devo fazer. Ainda não sei direito o que eu quero mas tenho certeza de que eu não quero o que vocês querem de mim...busco dentro de mim qual é o meu caminho e o que eu quero da minha vida. Como não sei argumentar o que se passa dentro de mim, defendo-me pela oposição e pela agressão. Preciso de um tempo experimentando diversas "roupas". Vocês não agüentam quando não dá certo o que eu faço. A mãe se sente culpada e o pai logo fica bravo".
Este assunto é riquíssimo e muito me interessa pois, embora os meus dois filhos mais velhos já estejam dando adeus à adolescência, tem uma outra chegando por aí. E eu me dei conta disto porque um dia desses, disse pra Rafaela( agora com 10 anos de idade) guardar os tênis que ela havia deixado no "mei da sala" e eu acabara de tropeçar neles, e ela, que sempre foi bem humorada, com a cara mais incrédula deste mundo,sai com esta:
- Tá bom, eu sei que eu sou uma chata e burra mesmo!!
TILIM!!!TILIM!!!
Caiu a ficha!!! Olha a pré-adolescente aí gente!!!
Vai começar tudo de novo!!!

BUMERANGUE

Lá vão eles! Lá vão eles!
Crescendo tanto e tão cedo!
Que medo!

Lá vão eles! Lá vão eles!
Se lançando por aí no mundo...
a fundo!

Lá vão eles! Lá vão eles!
Desatando os laços, se soltando.
Quando?

O tempo passou como um riacho
deixando brechas, cobrindo falhas...
e nada que o faça parar...
Diacho!

E lá vão eles! Lá vão eles!
Pra viverem ilusões, amores...
e dores...

Lá vão eles! Lá vão eles!
Aprendendo a enfrentar valores...
pudores...

Que força que tem o nosso sangue?
Confio em Deus que voltem para a nossa gang...
Bumerangue...

Mas lá vão eles!Lá vão eles!
Deixando o ninho vazio...
Que frio!

Não estou preparada pra tudo...

Mas eu sei que isto é o natural.
Lançam-se flechas, mostram-se caminhos...
E outros frutos virão...
Que bom!
Que bom!
Thais -(canção feita em agosto/2004)

Um comentário:

Daniel Rosa disse...

Oi querida... masi um dia sem muito serviço e eu rodando seu blog... vim aqui atrás pra lhe dizer q estou passando por isso(como pai de adolê) e me lembro muito bem o quão adolê eu fui... pois é... hj, sempre numa bronca ou outra, eu me vejo declamando o soneto do chinho:

ORAÇÃO Chinho – 29/05/60

Que Deus me ajude a encaminhar meu filhos
Na perfeição que o mundo não consente;
Se sou errado em educar sem brilhos,
Jamais errei deliberadamente.

Eu sei da grave obrigação dos pais
Em educar, num sensurar prudente.
Eu sei também que já falhei demais,
Porém jamais deliberadamente.

Eu sinto pena em castigar um filho,
Dói-me por dentro a punição severa,
Mas quero crer que sigo um reto trilho.

Que Deus jamais de nosso lar se ausente,
Se foi frustrada esta intenção sincera,
Pois nunca errei deliberadamente.

Beijo querida!
Dani