segunda-feira, 5 de novembro de 2007

SÁBIA SIMPLICIDADE! FILOSOFIA DA ROÇA!


Resolvi escrever as coisas que penso. Ando meio esquecida(aliás, acho que sempre fui)e às vezes me pego tendo uma idéia legal e se não escrevo logo...babau!Já era! Lá se vai mais uma inspiração!
Estava eu, mera cidadã,clicando os canais de TV e parei na TV Senado.Olha! Nem sei como me expressar!Nem sei que sentimento falou mais forte! Se a indignação ou se a vontade de fazer piada! Se ria ou se chorava! Mas logo veio à tona o meu lado vó Chiquinha(e de mamãe Terezinha)quando ouvi um senador se manifestando a respeito da investigação sobre Renan Calheiros: - "Esta CPI pode recrudescer o processo de cassação porque estamos diante de um fato inédito nesta casa em que o acusado do PMDB terá como relator e como juiz, elementos também do PMDB e blá,blá,blá"...
Pensei: -Que enrolação! Tudo isso que ele disse pode-se resumir numa frase que sempre ouvi de meus avós: -" Óia os cabritu vigiano a horta!"
E continuando, o tal senador:..."e eu proponho que seja feito um debate sobre como proceder da melhor forma para que se possa resolver este impasse que está adiando a engrenagem da democratização e para que haja a troca de parlamentares de outros partidos comprometidos com a transparência e blá, blá, blá"...
Meu lado vô Zé Rosinha já disse logo: -"Óia, essi povu tir'u pé do balainhu e bot'u pé no jacazinho! "
E continua o discurso:..."temos que nos organizar para que não haja constrangimento na casa"...
Ou seja: para que ninguém fique com "cara de cachorrinho que peidou na igreja! "
Outro senador citou as cifras milionárias envolvidas nas "negociações"(onde "os zóio é maió qui o bucho!") e que era um absurdo,um fato realmente abusivo!! ("barriga cheia, goiaba tem bicho"!!).
Também li que o tal Renan ameaçou vários "colegas",insinuando que ali ninguém tinha "moral" para se referir a ele naquele tom e blá, blá, blá...("passarinho que anda com morcego acaba dormindo de ponta cabeça", "o uso du cachimbo intorta a boca memo", e "óia u suju falanu du mar lavadu"!!)).
Reparem bem: todos têm um vocabulário "emproado", cheio de metáforas! Se vangloriam de feitos que muitas vezes foram mérito de governos anteriores("êis come sardinha e arrota camarão"!)
Todos bem vestidos, engravatados, bem penteados com os fios milimetricamente assentados com gel! Sorrisos! Tapinhas nas costas!
Mas isso não quer dizer nada né,vô? Ele diria: -" Por fora, bela viola! Por drentu, pão bolorento!!"
E aqueles que sempre foram da oposição e agora estão no "pudêr"?
"Água mole em pedra dura tanto bate até que fura"! E daí vemos que, realmente,"quem nunca comeu melado quando come se lambuza!!A ONG Transparência Brasil tem dados de uma pesquisa que revela que cada parlamentar, em Brasília, custa para nós, cerca de ONZE MIL REAIS POR MINUTO.É melado qui num acaba mais!!!!
Trocam de partido a torto e a direito sem se importarem com seus eleitores! "Pedra que muito rola não cria limo"!!
Só sei de uma coisa: e esse é um ensinamento que vou carregar comigo pelo resto da minha vida: "Não há segredos na alma que a conduta não revele"!! Aprendi com meus pais e com meus avós a ser honesta!Inclusive com a gente. Enganar a si mesmo é um erro que pode nos trazer conseqüências desastrosas: infelicidade e doenças!
Alguns diriam: -Que tolos!
Não é tolice! É um sentimento que vem de dentro e eu o sinto com tanta convicção que não há argumento que me faça agir de outra forma!"O que o berço dá só a cova tira!"
E é preferível ser o tolo da história do que ser o que se acha espertinho e passa a perna nos outros.("Não faça aos outros o que não quer que lhe façam").
"Quem tem ouvidos, que ouça!"
"Pra bom entendedor meia palavra basta!"

Nenhum comentário: